Minicursos

Inscrições encerradas

Os minicursos irão acontecer ao dia 24/11 (4ªf) das 18:30h às 20h. 

Os links de acesso foram enviados por email. Caso não tenha recebido envie um email para jornadacientifica@esab.edu.br

A pandemia abriu uma janela para discutirmos assuntos culturalmente negligenciados na sociedade: qual é a função da escola? Qual é o papel das professoras? No meio de tudo isso, a pergunta que não se encontra, mas uma das mais importantes: como as professoras/es estão se sentindo? E as nossas emoções construídas nesse “novo normal”? Precisamos falar sobre como estamos nos sentindo nesse retorno presencial após a experiência do “ensino remoto”ainda vivendo os protocolos da pandemia da COVID-19. Precisamos falar sobre amor, tristeza, raiva, angústia, luto e tantas outras emoções que fluem e se intensificam nesse novo contexto, bem como sobre a potência dessas e de outras emoções (BOLER, 1999; ZEMBYLAS, 2005; BENESCH, 2017; REZENDE, 2020). Este minicurso é um convite para debatermos sobre nossas emoções, além de ser um espaço para colocarmos nossas vozes e, juntas (os), construirmos os “novos normais” que queremos para o magistério. 

As tecnologias estão presentes em diversos contextos seja na medicina, agricultura, indústria, educação, etc. No contexto educacional, aprender o pensamento computacional ajudará os participantes a lidar com suas ferramentas de trabalho. O presente minicurso visa a introduzir o pensar computacional abordando técnicas e conceitos básicos da computação por meio de atividades e dinâmicas que utilizam e não utilizam o computador (chamadas de plugadas e desplugadas) 

O marketing público tem como base o marketing para a sua aplicação nas políticas públicas e implementação de uma filosofia de marketing no setor público. É a partir do entendimento de marketing que é possível questionarse na iniciativa privada buscamos o lucro, o que se busca na administração pública? Assim como na definição de Marketing, o Marketing Público também incorpora a dimensão da “troca”, mas como ela funciona dentro da administração pública? O objetivo do minicurso é apresentar o marketing público, suas tipologias e vertentes. 

A liderança é sempre um assunto especial. Todos desejamos nos aperfeiçoar, tendo como objetivo usar nossas competências da melhor maneira possível para influenciar o maior número de pessoas. A pergunta é: você já parou para pensar qual é o seu estilo de liderança?  Como você se expressa aos seus liderados em seu modelo de gestão? Você tem mais facilidade em lidar com coisas ou pessoas? Funciona melhor atrás de uma mesa ou de um balcão? É célebre a clássica afirmação de Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo.”  

Neste minicurso você terá oportunidade de conhecer mais a si mesmo. Como bem disse o renomado perito em liderança, John Maxwell, “tudo começa e termina com a liderança.” Daí a importância de conhecermos mais a respeito de nós mesmos. Já Bill Hybels afirmou que uma das maneiras de crescermos como líderes é participando de palestras e seminários onde o tema liderança seja ensinado. Neste mini curso você crescerá como líder ao descobrir qual seu perfil de liderança.  

Cada um de nós possui características peculiares de liderança. Descubra quais são as suas e use-as a seu favor.